quarta-feira, 9 de setembro de 2009

POR QUE OS SANTOS NÃO RIEM?

Outro dia, lendo uma revista de assuntos variados, encontrei algumas imagens de santos que são cultuados pelos adeptos da religião católica e percebi que todos eles, que estavam expostos na revista, não riam! Esse fato me chamou a atenção e procurei investigar se era uma regra entre as imagens do (a)s santos (as). E qual foi a surpresa? Constatei que todos realmente não riem! Por que essa atitude de fazerem estátuas e pinturas de santos (as) sempre com o semblante de quem está triste, depressivo ou com dor de dente, de barriga ou algo parecido? Outra coisa que constatei é que muitos dos “santos” são cultuados como se tivessem vindo de uma sessão de tortura, todos ensangüentados e aparência física esquelética parecendo com os judeus dentro dos campos de concentração durante a II Guerra Mundial e de pessoas que vivem no continente esquecido por Deus!
Procurei me aprofundar no tema e encontrei coisas absurdas que os católicos cultuam como sagradas que vão desde múmias até crânios humanos (algo muito assustador), corpos em decomposição, imagens de todo tipo e formato, túmulos, pedaços de madeiras, tecidos, objetos pessoais que pertenceram aos (as) santos (as), ou seja, as famosas relíquias que tanto contrariaram Lutero! Acho que Freddy Krueger e Jason adorariam visitar essas “exposições macabras”. Estamos falando do necrocatolicismo. Encontrei várias estórias inacreditáveis que dariam um bom roteiro para um filme de terror como às de: São Francisco Xavier, Santa
Catarina de Siena (seu corpo foi desmembrado e seus pedaços enviados a vários lugares. Sua cabeça foi preservada e mantida na Igreja de Santo Domingo em Siena bem como um dos dedos e seus instrumentos de autoflagelação. Seu tronco está exposto na Igreja de Minerva em Roma), Santa Lúcia (tem uma máscara de prata sobre o rosto e seu cadáver está exposto numa Igreja em Veneza. Um dos seus braços foi arrancado para ser exposto em outra Igreja), Santa Catarina de Bolonha (foi enterrada sem um caixão, seu corpo foi exumado 18 dias mais tarde por causa de curas a ela atribuídas e ainda por causa de um doce perfume exalado de seu túmulo. Seu corpo foi encontrado intacto e até hoje permanece na Capela do convento das Clarissas Pobres em Bolonha, sentada numa cadeira), Santa Margaret de Cortona (santa italiana e padroeira das prostitutas. Seu corpo está exposto numa tumba gótica na catedral de Cortona, província de Toscana), Santa Zita (viveu em Luca, Itália. Foi sepultada numa cova comum. Exumado três séculos depois, seu corpo estava completo e intacto) Como Santa Zita, o corpo dos santos Ubaldo de Gubbio e Savina Petrilli se mantém conservados sem explicações científicas convincentes). Esses são alguns dos mais de 10 mil santos (as) reconhecidos pela ICAR. O Brasil colabora com essa lista com Frei Galvão, um santo 100% nacional criador das famosas pílulas que curam todas as enfermidades humanas (se tiver fé, é claro), Madre Paulina, São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues, São João de Castilho e Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a padroeira do Brasil. Mais a lista dos santos brasileiros não para por aí. Existem os “santos” que não são reconhecidos pela Igreja Católica, mas o povo adotou como tal. O exemplo mais famoso é do Padre Cícero Romão Batista (padin Ciço, para os nordestinos) do Juazeiro, no estado da Bahia, Frei Damião de Bozzano, Escrava Isaura (como ela conseguiu esse feito? Além de ser mulher, era negra e escrava!), Padre Maria Ibiapina, Dom Vital, Antoninho da Rocha Marmo, Padre João Batista Reus, Sapé Tiaraju, Padre João Maria Cavalcanti de Brito. Temos também os Beatos Padre José de Anchieta, Padre André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, Eustáquio van Lieshour, Padre Mariano da Mata Aparício, Albertina Berkenbrock, Padre Manuel Gomes Gonzalez e Adílio Daronch, Irmã Lindalva Justo de Oliveira e, sem esquecer a venerável Irmã Dulce.
O povo brasileiro está muito bem protegido por essas pessoas que já foram como nós simples mortais e hoje fazem parte de uma elite celestial que tem como principal objetivo dar livramento e proteção às pessoas, principalmente, brasileiros! Imagine se não tivéssemos essa proteção divina? O número de assassinatos no Brasil e os crimes contra a mulher seriam bem piores!Talvez chegasse aos números de mortos da II Guerra Mundial. Isso não acontece graças às interferências dessas entidades nas nossas vidas e na sociedade!
Já li em algum lugar que o Brasil é maior país católico do mundo. Dizem que na Bahia, por exemplo, para cada dia do ano existe uma igreja e, conseqüentemente, um santo (a) protetor (a). Basta saber que o maior santuário mariano do mundo fica em Aparecida no estado de São Paulo. O brasileiro, desde a sua formação, sempre gostou de adquirir as coisas se apoiando nos outros. Não importando que sejam pessoas naturais ou “sobrenaturais”. O importante, para o brasileiro, é ser apadrinhado e atingir o seu objetivo. Talvez seja por isso, que o Brasil se constituiu o maior berçário do cristianismo católico. Por outro lado, ser um povo de uma religiosidade arraigada não significa ter uma sociedade desenvolvida em termos socioeconômicos e políticos. O Brasil faz parte de uma estatística que mostra que todos os países que possuem um povo onde a religião é o oxigênio da sociedade, são países atrasados e sua população vive com grandes problemas sociais e econômicos que atingem diretamente a dignidade humana! Já em países onde a religião não interfere nas vidas das pessoas e da sociedade como nos países pobres (países do antigo Terceiro Mundo, hoje são conhecidos como países do Sul), o quadro é completamente o oposto. São países que atingem altos índices de desenvolvimento nos setores econômicos, políticos e, mostram os mais altos IDHs do planeta. Como explicar isso? A resposta para a pergunta que intitula esse texto é dificil de responder, mas acho que o motivo principal era que todos eles eram banquelas! Os brasileiros, principalmente. Em pleno século XXI, o nosso país apresenta um quadro desolador. São mais de 23 milhões de banquelas, segundo dados do Ministerio da Saúde. Imaginem pessoas que viveram nos séculos XVIII, XIX e início do século XX no Brasil? Nosso país não é só penta campeão de futebol! Somos também o país onde existe o maior numero de seres humanos banquelas por metro quadrado do mundo!! Viva o Brasil! Viva!

4 comentários:

  1. Meu caro, só para sua informação, Lutero na hora de sua morte, pediu perdão por seus pecados a um padre, e desfaleceu com um terço em sua mão.

    ResponderExcluir
  2. Quem protege as pessoas é DEUS, e nao essas simples pessoas mortas que nao tem poder de nada.
    Adoram um 'jesus' na cruz todo ensanguentado 'morto' , JESUS ja resussitou e voltou para o céu . Unicamente ele.
    Devem confessar seus pecados à DEUS e nao à padres, porque eles nao podem fazer nada além de 'orar' .

    ResponderExcluir
  3. Pois é infelizmente muitas pessoas escrevem coisas e colocam na internet sem meszmo saber a real e verdadeira história da igreja católica e sua doutrina...Lutero foi um revoltado que dividiu o cristianismo e fez de católicos e evangélicos inimigos doutrinários durante todos os tempos inclusive os atuais...Porém o mesmo se redimiu e pediu perdão pela sua revolta e morreu com um terço na mão mostrando assim sua conversão novamente á Maria e a igreja Católica. Acho que todos tem o direito de crer no que quizerem,mais a verdade é clara,Jesus é adorado e comcreto na sagrada eucarístia em nossa igreja,algo que ninguém pode contestar. Um Exemplo o milagre de Lanciano-Italia

    ResponderExcluir
  4. outra coisa...quem disse que os padres não podem perdoar os pecados? Esqueceram que Jesus deu a autoridade a Pedro que tudo que ele ligasse no céu seria ligado na terra? e que se perdoasse os pacados o mesmo seriam perdoados e esquecidos, nascendo para uma vida em cristo. Concordo com você que pessoas mortas nada podem fazer pois são apenas restos mortais,mais por outro lado são exemplos de que nós que cremos em cristo somos renascidos e não experimentaremos a corrupção,pois somos ungidos pelo seu sangue que é em expiação por todos, em memória da última ceia na consagração do vinho e do pão,corpo e sangue de Jesus.

    ResponderExcluir