
Os dois primeiro filhos de Adão e Eva foram Caim (o primeiro), e Abel, (o segundo). Aquele era pastor de ovelhas e este, lavrador da terra. Caim, para agradar ao Senhor, trouxe do fruto da terra uma oferta. Nesse caso, imaginamos que ele quis oferecer ao Senhor alimentos produzidos pela terra como frutas, verduras, etc. Só que Abel trouxe animais (ovelhas) que deixou o Senhor muito mais satisfeito do que com as ofertas dadas por Caim. (Leia Gn 4:4 -5)
A preferência do Senhor pela a oferta de Abel deixou Caim muito revoltado. A reação provocada pela escolha do Senhor em relação à oferta dos dois irmãos foi desproporcional a questão. Caim tomado pelo ódio matou Abel. Esse foi o primeiro crime, segundo a Bíblia, registrado na história da humanidade. O que levou Caim a tomar essa atitude tão drástica? Esse crime poderia ser evitado? Abel sabia de alguma informação em relação à oferta que agradava mais ao Senhor que Caim não conhecia?
Lendo essa passagem bíblica encontrei a resposta mais plausível, em minha opinião, para responder esses questionamentos. A resposta está em Gênesis 8:20-21. Veja: “E edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa e

O erro de Caim foi não saber que o Senhor era carnívoro e não vegetariano. Talvez Abel tivesse essa informação privilegiada. Por ter assassinado seu irmão, Caim foi condenado a viver como um fugitivo e errante pela terra e para minimizar a má sorte do condenado o Senhor determina que qualquer um que matasse Caim sete vezes seria castigado e colocou um sinal (ninguém sabe qual) nele
para quem o encontrasse não o ferisse.
Mas o interessante que alguns versículos mais a frente, Caim conhece a sua mulher (ninguém sabe o seu nome e de onde ela surgiu) e dessa relação surge um filho, chamado Enoque e, além disso, ele (Caim) constrói uma cidade que recebe o nome do seu filho. O Caim era bastante eficiente: construiu uma cidade sozinho? Eu pensei que ele tivesse sido condenado a viver como um hippe pelo meio do mundo. Vai ver que quem mudou o destino de Caim foi a mulher (sem nome). Essas mulheres!
Falando em animais, holocaustos, veio-me a cabeça uma questão: quando Noé colocou os animais e as aves dentro da Arca não foi um par, ou seja, um macho e uma fêmea limpos? Como esses animais sobreviveram se Noé ofereceu ao Senhor um animal de cada espécie em holocaustos ao Senhor? Pelo que sei a maioria dos animais que estavam na Arca só conseguem se reproduzir através de uma relação sexuada, ou seja, uma relação com o sexo oposto. Se Noé queimou para o Senhor um animal de cada espécie, como os outros que ficaram vivos conseguiram se reproduzir? (Confira essa passagem em Gn 8:20 ).
Mais uma vez, os relatos bíblicos diante de um olhar mais acurado não têm consistência nenhuma. Acredita-se neles por convicções religiosas onde a fé não exige evidências das narrativas bíblicas. A religião tem como componente fundamental o ilusionismo, ou seja, o que as pessoas lêem não está relacionado à verdade, mas ao desejo de ver os seus pensamentos concretizados como a verdade procurada por todas as pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário