sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O MUNDO VAI ACABAR?

Toda virada de século, essa frase que intitula esse artigo vem à tona de forma afirmativa pelos adeptos da escatologia. Outro dia vi e ouvi um pastor de uma igreja evangélica afirmar de maneira bastante contundente que realmente isso iria acontecer. Era o fim dos tempos. Os “sinais” já eram bastante claros. Essa afirmativa era baseada nos fenômenos naturais que causaram catástrofes recentemente no Brasil e por vários pontos do nosso planeta, ou seja, enchentes, furações, tsunamis, deslizamento de terras, o aquecimento global e, principalmente, o terremoto que atingiu o Haiti vitimando mais de 200 mil pessoas, sem contar com os feridos, crianças órfãs e mutilados. O pastor foi categórico quando afirmou que a humanidade, a vida e o planeta Terra estariam com os dias contados!
Acho que esse pastor não leu a Bíblia como deveria! Segundo algumas passagens do livro mais conhecido no mundo (de acordo com os religiosos cristãos) isso nunca vai acontecer. É só ler “a palavra de Deus” (coisa que pouca gente faz) e constatar. Faça um sacrifício e leia: Dt 4:40; Sl 37:29;78:69; 104:5; Ec 1:4. Todos esses capítulos e versículos dizem que a Terra existirá para sempre. Agora, uma pergunta: se o mundo vai acabar, por que eles (os pastores) pedem tanto dinheiro para os fiéis (a maioria composta de pobres) alegando que vão construir templos (até mesmo em outros países), creches, chácaras para reabilitação de drogados, fazendas, comprar redes de televisão, manter programas de televisão, financiar viagens para evangelizar, comprar terrenos, casas, prédios, carros, aviões (jatinho particular)? Esses pastores só faltam dizer aos fieis que pedem dinheiro para construir a Arca de Noé II, protótipo espacial que será construído pela NASA e quem contribuir com mais dinheiro terá direito a entrar na nave e ajudar a colonizar outros planetas pelo universo afora!
Esses pastores e as pessoas que acreditam neles, talvez nunca estudaram um pouco de Geografia e História. A humanidade sempre presenciou catástrofes em toda a sua trajetória onde pereceram milhares e milhares de pessoas em todas as partes do nosso planeta. A história registra dezenas desses fenômenos (que para os cristãos é resultado da interferência de Satanás ou de Deus) como vulcanismo, terremotos, tsunamis, epidemias, furacões, enchentes, guerras (o século XX, por exemplo, não permitiu que a paz fosse semeada entre os países durante esse período). O terremoto que infelizmente atingiu o Haiti pode ocorrer em qualquer parte do mundo. Não há como impedir um fenômeno natural dessa magnitude. Isso é algo que foge da condição humana. É claro que, existem lugares que são mais vulneráveis do que outros. Países que se encontram localizados nas extremidades das placas tectônicas e aqueles que estão sobre falhas geológicas estão mais propensos a sofrerem catástrofes iguais ou maiores a que ocorreu no Haiti. Há quem diga que o Brasil é um país abençoado por Deus porque não tem terremotos. Pessoas que pensam assim estão enganadas. Ocorrem vários abalos sísmicos todos os dias no nosso país. Só que, na maioria das vezes, de pequenas intensidades que a população não consegue senti-los. A probabilidade de ocorrer um terremoto no Brasil nas mesmas dimensões da que ocorreu no Haiti é mínima porque o nosso país está localizado no meio da placa tectônica sul-americana, mas não é uma possibilidade totalmente descartável!
Talvez Os fatalistas (evangélicos fundamentalistas) estejam baseados em outras passagens bíblicas como, por exemplo: Sl 102: 25-26; Is 65:17; Mt 5:18-24-35; Mc 13:31; Lc 21:33; Ap 21:1 e tantos outros que afirmam que a Terra será destruída. Com isso tentam controlar as mentes das pessoas através do medo. Mas, e daí? Onde está o problema de o nosso planeta deixar de existir? Todos os dias nascem e morrem milhares de Sistemas semelhantes ao nosso no Universo! Por que a Terra não pode ter o mesmo destino que os outros astros que o compõem? O Sol é uma entre milhões de estrelas que existem na Via Láctea (nossa galáxia) e como tal vai morrer, mas antes disso acontecer, o Sol aumentará seu tamanho e a Terra e outros astros do nosso sistema serão engolidos por ele antes de explodir.
A vida (como a conhecemos) e o nosso planeta deixando de existir não vão fazer falta nenhuma ao Universo. Ele continuará existindo sem culpa nenhuma obedecendo as suas leis e servindo de um grande ventre para bilhões de outras galáxias que, provavelmente, são berços de sistemas planetários iguais ao nosso onde a vida também conseguiu se desenvolver. Pregar o fim do mundo é uma velha tática das religiões para engrossarem suas fileiras. É através do terror e do medo que se consegue controlar corações e mentes. Chega de pregar o fim do mundo, ser contra a morte porque ela é necessária, pois sem a qual a vida não teria sentido. Seja inteligente, Carpi Dien!

Nenhum comentário:

Postar um comentário